quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Visita às maternidades

Hoje a manhã foi uma maratona pelo Pipe.
Teve consulta, mas antes disso, fomos conhecer as candidatas a nossa maternidade! Rsrs!
Isso porque o consultório do meu médico fica entre as duas e aproveitei a ida.

Bom, primeiro fomos até a Pro Matre. O Luiz nasecu lá. Uma série de amigas pariu lá. Boas referências, um caso um pouquinho mais complicado de atendimento da enfermagem. O atendimento para as visitas é ótimo, super atraente. salinha, videozinho, folder, moça simpática... Tem que causar boa impressão, tá certo. O vídeo esclarece algumas informações, compelmentadas depois pela atendente, passando pelo folder que recebemos. Tirei algumas dúvidas sobre a sala de parto normal, pronto atendimento... Fomos fazer um tour. Conhecemos o apto luxo, um acima do que é oferecido pelo convênio; o espaço vida, onde é possível assistir o parto cesárea (já tinha assistido um lá... jesus... Rsrs!) e o berçário. A maternidade é bastante bacana, de fato.
Saímos a pé e em 8 minutos estávamos no Hospital Santa Catarina. As referências de lá são de menos pessoas e geralmente, daquelas que optaram por um parto humanizado e acompanhado por doula, pois lá isso é possível. O atendimento para as visitas é mais simples, mas também cumpriu sua função. O atendente começou a passar verbalmente algumas informações e também de referiu ao folder que recebemos. Tirei algumas dúvidas e fomos conhecer o quarto e depois o berçário. Gostei do fato do pai poder dar o primeiro banho. O Luiz não se animou muito! Rsrsrs!
As impressões gerais foram positivas. A Pro Matre parece ser mais "high-tech" e confortável. O Santa Catarina, mais simples, mas gostei mais das cores do ambiente. Os custos "extras" são menores do que na Pro Matre. A Pro-Matre tem 5 salas de parto normal. O Santa Catarina, só 1 (a atendente disse pra eu não me preocupar, pois não é muito concorrida. Todos já sabemos porque).
Conversei um pouco com o médico sobre. Ele gosta bastante do Santa Catarina, foi médico de lá por muito tempo. Ele basicamente sintetizou: a Pro Matre tem equipamentos mais modernos, acomodações mais confortáveis, inclusive a sala de parto. O Santa Catarina tem uma ótima equipe de enfermagem, mais atenciosa que na Pro Matre.
Ou seja, a dúvida persiste. Estava mais para o Santa Catarina, mas como não terei doula, acho que estou mais pra Pro Matre, principalmente pelas condições da sala de parto normal, mas fiquei um pouco com pé atrás pela comparação da equipe de enfermagem... Ainda mais com o caso não muito feliz de uma amiga (cuja médica fez questão de ressltar que nunca tinha passado por uma situação assim...).
Conto pra vocês quando resolver. Aliás, quem tiver mais opiniões sobre as duas, me ajudem!

4 comentários:

  1. Q dificil nega....complicado de sugerir isso...ainda mas pra mim né!!! Mais olha, pelo descrito por vc acima, eu pessoalmente, prefiro eficiencia nos recursos humanos viu!! Equipamentos high tech não são fundamentais em um parto, afinal é algo que tem que ser "natural", caso não seja, duvido que um hospital em São Paulo tenha problemas com isso tbem. Então pra mim...o diferencial "humano" é que faz a diferença neste caso. Opinião só nega!!! Tenho certeza que onde quer q seja o Pipe virá lindamente e cheio de saude!!

    ResponderExcluir
  2. Querida, tb tenho algumas sugestões... Uma grande amiga minha enfermeira trabalhou por alguns anos na UTI neo da Pro matre. Segundo ela, são todos estremamente rigorosos, e muito preocupados com o melhor para o bebe e cada vez mais humanizando o atendimento, permitindo com que os pais ( enão só a mãe, viu Luiz!!) participem do cuidado com o bebe! Uma amiga pediatra acabou de ter sseu bebe, que nasceu prematuro,na Pró matre, e super recomendou! Uma outra amiga pediatra teve seu bebe no Santa e tb não teve problemas! O que o pessoal lá na Pediatria fala é que o grande diferencial do Santa é o cuidado com a mãe, ou seja, se VC estiver com algum problema, se VC tiver algum risco, é melhor no Santa pq eles são mais preparados para atender intercorrencias com adultos!Quanto ao atendimento ao bebe, são igualmente competentes!! O que muda mais é hotelaria!! Espero ter ajudado... Qquer coisa, se quiser conversar com algum pediatra lá do sirio, é só falar!!! Bjos para os 3!

    ResponderExcluir
  3. Bom eu não escolhi nenhuma das duas, mas sempre tive boas referencias de ambas. Visitei a Pro Matre e o que me deixou a desejar nela foi justamente o comentário de cima, acho que lá não tem muito estrutura para a mãe, claro que nessa hora queremos o melhor para nosso pequeno e tudo mais, mas e se acontecer algo com a gente? a Maternidade esta preparada? Eu por exemplo tenho problema de circulação sério, podia ter alguma complicação e na Pro matre tinha 1 UTI de adulto e se outra mãe passa mal? levam para o PS ok, mas e até chegar, aí fico lá e minha filha cá... enfim optei por um lugar seguro para ambos. Claro que tudo pode acontecer em qq maternidade mas se podemos escolher, né?! Mas o lugar que você escolher o que faz muita diferença é sua segurança e confiança nos médicos e enfermeiros, veja o que faz mais diferença para você, por que as vezes o que é importante pra vc não é para outra mãe...

    Ah meu irmão nasceu no Santa e minha mãe adorou lá (tudo bem que a 17 anos atrás), até hoje lembra das enfermeiras...rs

    Só opinião hein...rs

    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Gente escrevi correndo e ficou tudo confuso...deu para entender? hahahha

    ResponderExcluir